sexta-feira, 29 de março de 2013

Pacto sinistro

Um encontro em um trem. Um jogador de tênis e um encontro casual.Para Guy aquela seria apenas mais uma ida para resolver o desquite com sua mulher,mas, o psicopata Bruno tem outros planos.Ele deseja fazer uma macabra troca de assassinatos.Bruno irá matar sua mulher e,em troca,Guy terá de matar seu pai.Achando tratar-se de uma brincadeira de mau gosto Guy finge que concorda e esquece o assunto até o dia em que Bruno o encontra e entrega o óculos de sua mulher.Agora,Bruno exige a conclusão do plano.Agora Guy é um fugitivo com um psicopata em seu encalço.Com essa história, Hitchcoock nos brinda com um dos maiores sucessos do começo da década de 50.

O papel de Bruno foi na medida para o ator Robert Walker.Suas nuances,sua profundidade dão uma assustadora credibilidade ao assassino.Por outro lado, Farley Granger não é um bom ator.Sua interpretação se torna forçada,artificial pelas evidentes limitações do ator. Ruh Roman também não foi uma escolh a muito feliz como a mocinha Seria escolha proposital de Hitchcoock para reforçar o papel de Bruno?

Mas,comentando o filme,isto é,direção aspectos técnicos,é inegável o talento do mestre para melhor manipular a história.O personagem do assassino é mostrado sem romantismo,frio e calculista.Mesmo assim,temos uma ponta de pena do psicopata,tanto que no final,quase torcemos para que Bruno consiga colocar o isqueiro que pode incriminar Guy.

Um filme,ainda,aterrorizante,que tem uma poesia maléfica,uma forma de contar uma história que sentimos a mão do diretor,seu controle sobre o produto final.A cópia em DVD ajuda muito pois está restaurada com primazia.

Muito se foi escrito e analisado sobre o comportamento humano em “Pacto sinistro. Talvez,por sua trama muito bem delineada,a intensidade da composição de Bruno é bastante incômoda. Talvez,ela ainda nos incomode pois é bastante próxima da realidade ,dos psicopatas que tantos tememos. Por isso,a interpretação de Walker é simplesmente arrebatadora.

O filme ainda é um dos melhores do mestre do suspense. não envelhece pois o bem e o mal de cada ser humano é eterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário